Pesquisar
A Vila

HISTÓRIA DE REGÊNCIA

Regência é uma vila de tradição pesqueira, formada etnicamente por caboclos, com cerca de 1.300 habitantes situada na margem sul da foz do Rio Doce.  Sua população nativa descende dos índios botocudos e tupiniquins, os brancos colonizadores, baianos e mineiros. Seu povoamento iniciou em 1800 com a fundação do “Quartel de Regência Augusta” - em homenagem a Dom João, Príncipe Regente, apesar de, já haver registros desde 1572, de várias incursões expedicionárias no Rio Doce, desde sua Foz até Minas Gerais a procura de pedras e outros metais preciosos. Nossa comunidade passou por marcantes períodos históricos referenciados em ciclos econômicos e transformações ambientais desde a navegação do Rio Doce com a extração de madeiras e a serraria, a pecuária, a preservação das tartarugas, o petróleo/gás e o turismo onde você está inserido.  

Com o atual crescimento urbano, Regência recebeu várias influências culturais e uma população heterogênea, mas a população nativa ainda permanece e preserva ruas raízes culturais como o congo – genuína cultura capixaba, os causos, a tradição da pesca, as festas populares, parteiras, benzedeiras, sua história – com destaque ao seu filho mais  ilustre o Herói Nacional Caboclo Bernardo e o seu povo simples de braços aberto a te receber com alegria e hospitalidade.

Regência ainda é um lugar bucólico, de natureza preservada, com ruas de chão batido, cercada pelo Rio Doce, o Oceano Atlântico, Restingas preservadas, as matas com cacau e as fazendas de gado. 

Sedia a principal base do Projeto TAMAR do Espírito Santo, a Reserva Biológica de Comboios e um importante complexo de petróleo e gás da Petrobras

Clima

Clima seco com temperaturas médias, poucas chuvas, com fortes ventos predominantes do nordeste e sul.

Restinga

Área de vegetação rasteira que se inicia na praia com plantas gramíneas e vai até as matas secas de restingas, vegetação mais arbustiva. A vegetação próxima a praia garante a afixação das dunas de areia.

Na Restinga em Regência pode ser observada uma grande diversidade de fauna e flora com algumas espécies endêmicas. Para conhecer mais é só fazer o percurso da Trilha do Farol do Rio Doce, a trilha do Porto Histórico e a trilha Bromélias das Cacimbas no sítio Belas Ondas 4km antes da vila.

Ecossistema

Restingas, florestas de aluvião onde estão as plantações de cacau também conhecidas como “Cabruca”, dunas e lagoas costeiras.

Áreas Verdes

A Restinga e a Mata de Aluvião/Mata de Cabruca, formam Cinturões Verdes destinadas a preservação e ao uso coletivo.

Trilhas

Ação implantada pelo Programa EcoCidadania, comunidade e parceiros, oferece duas Trilhas de fácil percurso dentro da comunidade, todas bem sinalizadas e com importantes informações da região que podem ser feitas sem guias. A do “Porto Histórico está localizada no Centro Ecológico e a “Trilha Farol do Rio Doce” direcionadas para a restinga com entrada no Portal na rua da praia.

Artesanato

Muitas peças de artesanato podem ser adquiridas na lojinha da associação dos artesãos, próxima ao centro ecológico. Feitas pelos moradores como uma opção de lembrança para quem visita Regência, destacando as tartarugas de areia, imã de geladeira camisetas, toalhas, bonés, quadros, cartões com papel reciclado, casacas, bordados, vagonite, pinturas em tecidos e outros.

Igrejas e templos

Igreja Católica – Av. Caboclo Bernardo –  Ao lado da  praça

Templo Batista – Rua do Farol

Igreja Assembléia de Amor – 3ª Avenida Comercial

Igreja– 2ª Avenida Comercial

Benzedeiras (Eurides, Dª. Ziula  entre outras)