Pesquisar
31/05/2016 Festa de Caboclo Bernardo 2016

NOTA DE DIVULGAÇÃO

Pauta: Festa do Caboclo Bernardo e 26º Encontro de Bandas de Congos em Regência. (Turismo, cultura, agenda, cultura popular).

Fonte/emissor: Associação dos Moradores de Regência, Projeto Tamar, Associação Cultural Congo de Regência, Associação Comercial de Regência, Samarco e outros.

Anexos: peças de divulgação do evento e das atrações.

A comunidade Regência Augusta, litoral de Linhares, foz do Rio Doce, está nos preparativos finais para a realização de mais uma edição da tradicional festa em homenagem ao herói nacional Caboclo Bernardo de três a cindo de junho, próximo final de semana. Dentro da programação do evento, acontecerá o 26º Encontro de Bandas de Congos em Regência, no domingo (5/6), com vinte e três grupos folclóricos já confirmados.

Na programação, shows com bandas de expressão nacional como o ícone do reggae nacional Tribo de Jah (3) e Banda Casaca mostrando a raiz capixaba do congo (4). A vasta programação do evento conta ainda com shows de banda local Natividade (4) e as regionais Forro Siminino, Di Bandeja e Rocha Nó, além de capoeira; oficinas de confecção tambores e ganzás - para quem quiser aprender confeccionar esses instrumentos do congo; exposição de artesanato; exposição dos artistas naifs de Regência e apresentação do Auto do Caboclo Bernardo (4) da Cia de Artes Regência Augusta, formada por artistas locais que contam toda a trajetória da vida e morte do pescador regenciano que entrou para o rol dos heróis nacionais.

A comunidade está empenhada na organização desse evento que é um dos principais no calendário turístico-cultural de Regência Augusta. Para os comerciantes e toda a cadeia produtiva do turismo, é a grande oportunidade de atrair um público maior para a vila e impulsionar o comércio local que passa por uma grande crise com a queda do turismo nos últimos meses.

Para os amantes de Regência, da natureza, da cultura, boa música e da paz, essa é uma boa opção para o final de semana alegre junto ao rico ambiente natural e cultural que Regência Augusta proporciona.

O EVENTO

A Festa do Caboclo Bernardo é uma homenagem que a comunidade de Regência Augusta faz desde 1930 com congo, teatro e muita cultura em homenagem ao seu filho mais ilustre Bernardo Jose dos Santos - sempre próximo a data de sua morte (3/6) - destemido e genuíno indígena das matas do Rio Doce – que por seu ato de bravura jogou-se ao mar em uma grande tempestade que vitimou o navio da Marinha Imperial, o cruzador  "Imperial Marinheiro", salvando 128 náufragos na madrugada de sete para oito de setembro de 1987. O Caboclo Bernardo como ficou conhecido nas páginas da história, foi condecorado pela Princesa Isabel Herói Nacional.

Em 1991, passou a ser inserido na programação da Festa do Caboclo Bernardo o Encontro de Bandas de Congos em Regência, ponto alto do evento, que reúne grupos folclóricos de todo o Estado numa fusão de ritmos e cores. Este ano o evento contará com um grupo de congada de Minas Gerais, passando a ser um encontro nacional de grupos folclóricos.

Serviço:

Festa do Caboclo Bernardo e 26º encontro de Bandas de Congos em Regência

De 3 a 5 de junho na comunidade de Regência Augusta, Linhares – ES.

Realização: Associação dos moradores de Regência, Associação Cultural Congo de Regência, Projeto Tamar, Associação Comercial de Regência e Samarco.

Apoio local: Igreja Católica de Regência, Liga Esportiva de Regência, Escola EEFM Vila Regência, Associação dos Pescadores de Regência, Cia de Artes Regência Augusta e outros segmentos comunitários.

Apoio Cultural: Prefeitura de Linhares, Governo do Estado - Secretaria Estadual de Turismo, Samarco e Leão Alimentos e Bebidas.

Maiores informações: 3274 1905. Facebook associaçãomoradoresregencia, www.fozdoriodoce.com.br e www.regenciaecotur.com.br 
email: associacaomoradores@regencia.tur.br